Acompanhamento Corporal e Nutricional da Gestante

     

 Durante a gravidez o corpo da mulher passa por muitas mudanças: a barriga cresce, as pernas e pés incham, a lombar dói e por ai vai. Hoje diversos tratamentos e acompanhamentos vêm ajudando as mulheres a atravessarem o período gestacional com maior conforto e bem estar. Uma técnica muito utilizada é a Drenagem Linfática Manual.

A ação dos hormônios sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão produzida pelo peso do útero sobre os vasos pélvicos dificultam o retorno venoso favorecendo o aparecimento de varizes, comprometendo a eliminação de líquidos e toxinas e estimulando o aparecimento da temida celulite.

 Além de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a retenção de líquidos, diminuir o inchaço dos pés e a sensação de cansaço nas pernas, a Drenagem Linfática combate celulites e alivia tensões e dores musculares e ajuda a mulher a manter a boa forma física durante e após a gravidez, preparando o corpo para voltar o mais rápido possível à forma após o parto.

E como funciona? A Drenagem Linfática manual é uma massagem lenta e suave, com movimentos ritmados que direcionam o excesso de líquido para os gânglios linfáticos que trabalham para eliminá-lo. Pode ser realizada após o 1º trimestre da gestação, sempre com o consentimento do médico obstetra, e retomada 15 dias após o parto.

É importante procurar um profissional especializado, que terá conhecimento específico do sistema linfático e da técnica a ser realizada.